O agronegócio é um setor que necessita de eletricidade para realizar boa parte das suas atividades. Por isso a produção de energia solar dentro das propriedades rurais vem se expandindo, assim como a utilização de outras fontes renováveis de energia.
Essa mudança no perfil de consumo vem acontecendo, pois os custos com a energia elétrica convencional são altos e significativos consumindo boa parte do orçamento. A energia solar traz mais economia, além de, ser uma ótima alternativa ao produtor que não quer mais sofrer com as instabilidade constantes que ocorrem principalmente na zona rural.
Como o próprio nome já diz, ela refere-se à energia captada através do sol. Essa captação é feita por vários equipamentos tecnológicos como os painéis fotovoltaicos, usinas heliotérmicas e aquecedores solares. A energia solar captada pode ser usada na produção de energia elétrica por meio de dois sistemas: o heliotérmico e o fotovoltaico.
No sistema heliotérmico a energia que vem do sol é transformada em calor, e é utilizada principalmente para o aquecimento de água em empresas, residências, hotéis e clubes. Para captação desse tipo de energia são utilizados painéis solares como os espelhos, os coletores e os helióstatos que refletem a luz solar e fazem a concentração dela em um único ponto onde existe um receptor.
Já a energia solar fotovoltaica faz a conversão direta da radiação solar em energia elétrica. Essa conversão é feita pelas células fotovoltaicas que são compostas por um material semicondutor, normalmente o silício. A luz solar ao incidir sobre as células provocam a movimentação de elétrons que são transportados até serem captados por um campo elétrico e gerar eletricidade.
A energia solar é gerada a partir da captação da luz do sol. E, o campo é um dos locais com maior potencial de aproveitamento dessa fonte de energia. Ter a capacidade de gerar sua própria energia faz com que a sua propriedade rural não fique tão dependente da rede de distribuição convencional.
Apesar de ser mais conhecida por gerar energia principalmente para os aparelhos eletrônicos e aquecimento de água, a energia solar também pode ser usada pelos produtores rurais para:
Além de ser renovável, o uso da energia solar é muito vantajoso, e tem se tornando um item de necessidade dentro do agronegócio. O uso massivo da energia produzida pelas hidrelétricas apresenta frequentes riscos e provoca prejuízos para o meio ambiente, para as pessoas e para os negócios.
Os painéis de energia solar possuem garantia de aproximadamente 25 anos, e tem vida útil longa, podendo durar até 40 anos. Isso significa que o investimento retorna em forma de economia, dependendo da região, pode ser equivalente a um período de seis a oito anos de uma conta de energia comum.
O Brasil possui um alto potencial de irradiação solar mesmo apresentando diferentes cenários climáticos. Para se ter uma ideia, a região que recebe menos sol corresponde a 25% do melhor local da Alemanha, onde existem mais de 1,5 milhão de instalações de sistemas solares.
A regulamentação da energia renovável também abre espaço para os consumidores virarem produtores. Ou seja, se a sua propriedade tem capacidade para produzir mais do consome ela poderá direcionar o excedente para um sistema e obter créditos que podem ser usados em outras distribuidoras.
Esse sistema de créditos é chamado de sistema de compensação de energia elétrica, e foi criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) através de uma Resolução Normativa 482 de 2012.
Atualmente alguns bancos já disponibilizam programas de financiamento exclusivos para instalação de projetos sustentáveis tanto em empresas quanto em propriedades rurais. Em alguns casos o financiamento do sistema fotovoltaico é completo e inclui a instalação.
Os juros são acessíveis e os prazos de pagamento podem ser feitos em até doze anos, considerando o período de carência que gira em torno de um ano. Com acesso mais fácil ao crédito, as instalações solares possuem um alto potencial de expansão no nosso país.
O primeiro passo é avaliar a sua conta de energia e o perfil de consumo da sua propriedade. Com base nessa informação será possível estimar o tamanho do seu sistema de energia solar. Para fazer um cálculo mais preciso, utilize o consumo médio mensal de energia dos últimos 12 meses.
O próximo passo é buscar empresas de energia solar que sejam especializadas nesse tipo de serviço. Dessa forma você consegue ter um projeto específico para atender especificamente as suas necessidades.
Todo o projeto será de responsabilidade da empresa e os painéis solares ou módulos fotovoltaicos podem ser instalados no telhado ou no solo para captação e conversão da luz solar em energia elétrica.
A manutenção do sistema de energia solar é mínimo e de baixo custo, mas é importante que seja feita periodicamente. Essa manutenção consiste em limpar as placas solares de 2 a 3 vezes ao ano ou quando o sistema apresentar alguma queda na produção de energia.
A limpeza periódica é simples e pode ser feita com um pano ou com um esguicho de água sobre as placas para limpar e retirar qualquer resíduo ou sujeira. A outra parte da manutenção está relacionada com o inversor solar. Mas, dependendo do equipamento que você usar ele deverá ser substituído depois de cinco ou dez anos.
Se você quer implantar um sistema de energia solar na sua propriedade busque empresas que tenham experiência comprovada em projetos específicos do agronegócio. A qualidade dos equipamentos, a garantia do serviço e o suporte técnico também são itens que devem ser observados.
A Via Energy é especialista em energia fotovoltaica e possui uma equipe experiente que atua em várias áreas do setor. Utilizamos equipamentos de ponta para a execução das obras de médio e grande porte, e atuamos em todo o território nacional.
Quer saber como ter Energia Solar na sua propriedade rural?
Fale com a gente e solicite o seu orçamento!
Quer fazer parte da nossa equipe? estamos com vagas abertas para vendedores indique alguém ou cadastre-se agora mesmo.
Quer descobrir se a Energia Solar no Brasil vale a pena para você? Baixe nosso e-book agora!